O céu está em festa!

09/06/2010

É fato que desde que o meu pai morreu eu não escrevi mais no blog, sendo que o post após o ocorrido, foi justamente sobre o ocorrido. E hoje, venho mais uma vez falar dele, do meu pai. Peço desculpas e paciência aos leitores, mas eu preciso escrever sobre ele, afinal, ontem – dia 08 de junho – os anjos bateram palmas e cantaram parabéns para o meu paizinho. Ontem ele completaria mais um ano de vida, mas infelizmente não comemoramos juntos, não nos falamos por telefone, não nos correspondemos por e-mail e nem nos abraçamos como de costume. Mas eu muito pensei nele e tenho certeza que ele estava pensando em mim também, onde quer que ele esteja.

Uma coisa que todo mundo me disse, e que é uma verdade, é que agora, o que fica do papai são as boas lembranças, e olha que são muitas. Então, para comemorar o aniversário dele, longe fisicamente mas perto em coração, selecionei algumas fotos especiais para mim, de diversos momentos que passamos juntos e que de alguma forma marcaram a minha vida.

Simplesmente TUDO na vida! Minha família mais amada, minha base, meu suporte, meu exemplo. Se um dia eu for um pouquinho do que esses dois são eu já estou feliz! Na 1ª foto, mamãe grávida desta pessoa que vos escreve, e o meu pai deitado nas pedras. Embaixo, a minha pequena e amada família. Papai, Mamãe e a única filha que eles inventaram de colocar no mundo (ufa!). A foto da direita dispensa legendas, é amor puro, minha vida, meu tudo!

Estar ao lado do papai sempre foi motivo para sorrir. A alegria e o bom humor dele sempre contagiou todo mundo. Era bom estar com ele, bom do começo ao fim, sem nunca enjoar. Quando criança, ele era o meu super-herói, o meu melhor amigo e o meu príncipe encantado. Além de tudo era o meu exemplo. Exemplo de cidadão, de homem, de pai, de amigo, de profissional e de amor! Na 1ª foto, sou eu neném no colo dele, toda brasileira lutando pelas Diretas Já. No meio, comemorando o aniversário da minha mãe (com esse cabelo super anos 80). A última foto foi no sítio do Duca (compadre da minha mãe), lá em Cocalzinho – GO. Aí estamos: Zuca, Papai, Sofia, Mamãe, Vico e Eu.

Um beijo pro meu pai, e pro meu pai, e pro meu pai. Ah, pro meu pai também! Sério, é amor demais!

Papai nasceu no Rio, adotou Minas quando pequeno, veio para Brasília e depois voltou para o Rio, onde eu ia todo ano passar férias. Algumas coisas fazíamos sempre, tínhamos nossas tradições de pai e filha, como por exemplo, comer a coxinha de frango na Colombo. Papai ora me largava na cidade me considerando praticamente uma nativa, ora me tratava como turista e me levava no Cristo, no Bondinho, no Copacabana Palace, no Bondinho de Santa Tereza e no Maracanã. Essa foto foi a primeira e única vez que eu fui ao Maraca, fomos assistir Flamengo e Vasco. Lembro com exatidão dos nossos passos dentro do estádio. A única coisa que eu não lembro foi o placar do jogo, mas quem se importa?

Eu sempre tive MUITO orgulho do meu pai. Um exemplo de cidadão, sempre lutou pelo que acha justo e certo. Tirou do próprio bolso recursos para montar um abrigo (Centro Mahatma Gandhi) para crianças abandonadas, participou da elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, foi exilado na Didatura, escreveu livros e teses sobre Educação e sempre foi engajado na luta para a construção de um mundo melhor. Sim, pode me trazer um babador porque eu babo mesmo. Orgulho máximo de ser sua filha!

Alto Astral. Assim era o meu pai. Não lembro de vê-lo triste, mal humorado, chateado… Ele estava sempre sorrindo, sempre enxergando o lado positivo das coisas. Por isso eu sempre gostei da companhia dele. A primeira foto foi na nossa viagem para Ouro Preto, uma delícia diga-se de passagem. A segunda, um sorriso de criança no aeroporto do Rio de Janeiro. E a última, visitando o Jardim Botânico do Rio. Ele disse que queria fazer parte da escultura do Matisse. É, depois meus amigos não sabem porque eu sou meio maluca assim. É genético, percebam!

Tô dizendo… Mais uma na viagem para Ouro Preto. Pai e Filha chafariz. Ficamos bonitos, não acham? Para constar, a idéia da foto foi dele, eu juro!

Pai coruja e avô mais coruja ainda. Como não havia de ser diferente, ele esteve ao meu lado no nascimento do netinho. Me emociono toda vez que falo disso. Escrevi todas as outras fotos com sorriso no rosto, mas toda vez que falo do meu pai como avô as lágrimas caem. Cheguei no hospital muito nervosa, com medo da cirurgia (cesareana). Ele me deitou na cama, fez reiki em mim, me acalmou e eu parei de chorar. A minha maior felicidade na vida foi ter dado um neto para ele, que foi o vô mais coruja que esse planeta já conheceu.

Como eu disse em outra foto, toda vez que eu ia ao Rio, tínhamos que ir à certos lugares. A confeitaria Colombro era uma delas. Essas fotos foram na Colombo do Forte de Copacabana, e nem faz muito  tempo. Nos empanturramos de comidinhas deliciosas esse dia. Vai ser ruim voltar lá sem ele para me contar histórias e mais histórias.

Essa é uma das fotos que eu mais amo na vida. As três gerações, os meus dois maiores amores, os homens da minha vida! Ele também gostava muito dessa foto. Era o papel de parede do computador dele. Quando veio para Brasília pela última vez (no aniversário do Marcelo, ano passado) ele colocou a foto também no papel de parede do computador do irmão dele. Detalhe, fez isso escondido. Disse que era para alegrar o irmão!

Essas fotos foram no aniversário de três anos do Marcelo, em julho do ano passado. Papai estava fraquinho por conta de uma cirurgia que fez na boca. Ficou uns dias sem conseguir comer e o uso de antibióticos desencadeou mais uns outros probleminhas. A partir daí, senti o maldito câncer se manifestando com mais força. Pela primeira vez ele usou uma cadeira de rodas no aeroporto, quando voltou para o Rio, porque estava se sentindo muito fraco e cansado. Até então sempre teve uma vida muito saudável.

Essa foto eu vou guardar para sempre. Foi a nossa ÚLTIMA foto juntos. Julho do ano passado. Não tenho muito o que falar sobre esse momento. O que tenho a dizer é que esse registro está eternizado no meu coração. A falta que eu sinto desse sorriso só eu sei dizer.

Muito emocionada e com muitas lágrimas no rosto, me despeço desejando que o seu aniversário tenha sido especial aí no céu. Que os anjos tenham cantado para você assim como você sempre cantou para mim. Que os nossos corações continuem conectados pelo amor que sentimos um pelo outro até o dia em que nos encontraremos novamente.

Te amo!
Feliz Aniversário!

7 Responses to “O céu está em festa!”

  1. Gretinha Says:

    Oi, Ana Laura – fiquei emocionada com estas suas memorias. Gostei muito das fotos. Realmente, o Deodato foi uma pessoa de altissimo carater e tenho muita admiração por ele. Saudades. Um beijo, Gretinha


  2. Ter alguém ao nosso lado que nos faz bem é bastante confortante. Segurança de conselhos, sentir-se seguro pela companhia, um forte para qualquer coisa, e quando a coisa mais certa do mundo chega mas simplesmente não nos preparamos para ela, a morte, devemos saber que a segurança e não foi embora, ela agora passou a ser o conforto do nosso coração. Um lugar melhor e ainda olhando por nós!
    FORÇA SEMPRE!!!


  3. Adorei as fotos e as palavras…. te amo

  4. Bia Coelho Says:

    Tão lindo….
    Amei te ver ontem…sempre muito bom!!!
    Bjao amore!

  5. Lu Moreira Says:

    Como se não bastasse eu estar com os sentimentos muito aflorados, você ainda me escreve um texto lindo desses!? Parabéns pro seu pai! Muito linda a história de vocês! Beijo.

  6. Laylanna Says:

    Linda sua história com o seu pai, conheci um pouco dela agora pelo que vc contou, mas pelo carácter da linda mulher que ele formou tenho certeza que era um ser incrível.

    Parabéns por esse amor tão bonito. Melhoras quando a saudade doer, um grande abraço.


  7. Ana… estou muito emocionada.
    Passei por isso há 8 anos e sei a dor que você sente. Desejo que Deus acalme seu coração, lhe dê sempre muita força e alegria para seguir em frente.

    Bjs


Deixe um comentário

